O tamanduá bandeira é um animal muito engraçado, que não possui dentes e se alimenta de formigas, cupins e larvas de besouro. Seu bico comprido faz com que ele pareça um aspirador. Ele chega a comer mais de 30.000 insetos por dia.
Sua pelagem é grossa, dura e mais longa na cauda. Tem um comprido focinho cilíndrico com uma língua pegajosa de 60 cm. Seu olfato, 40 vezes mais eficiente que o do homem, compensa sua visão deficiente.
Um tamanduá normalmente mede 1,20 metro de comprimento. A longa cauda pode ter quase o mesmo tamanho do corpo: de 60 a 90 centímetros. Eles vivem nas florestas e no cerrado de toda a América do Sul e são muito comuns no Brasil (tamanduá-açu, tamanduá-grande, tamanduá-cavalo, jurumim, tamanduá-mirim, tamanduá-de-colete, papa-formiga).
É um animal ameaçado de extinção, principalmente pelo homem. Com o crescimento da população humana e o avanço da agropecuária no Cerrado, o habitat natural desse animal está sendo destruído. A caça também reduziu significativamente sua população. As queimadas criminosas também são fatais ao tamanduá-bandeira, pois seu pêlo é altamente inflamável.
Em cativeiro, a longevidade deste animal é reduzida, pois não tem à sua disposição a quantidade e o tipo de insetos de sua preferência. Alimentando-se mal, fica mais vulnerável.
Extraído e editado de:
<< http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/tamandua-bandeira.php >>
<< http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/tamandua-bandeira.php >>
.:. Mais um vítima do homem, que ao executar queimadas, principalmente nas regiões do Cerrado brasileiro, destrói o habitat desse animal e até mesmo mata o pobre tamanduá, que como lemos na reportagem, possui uma péle inflamável, fácil de pegar fogo. Outro fator causado pelo homem que também afeta os tamanduás-bandeira é o desmatamento, tendo em vista o avanço agrícola principalmente na região Centro-oeste do Brasil, fazendo com que esse animal seja expulso do seu habitat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário